NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Município Há 16 dia(s)

Origem de Coivaras

Nesse documentário produzido e publicado pelo canal no youtube "DiCoivaras", alguns mora [...]

#Empreendedorismo Há 119 dia(s)

Inscrições Abertas Para a Segunda Turma do Curso de Oratória

A Prefeitura de Coivaras convida todos para a 2ª Turma do Curso de Oratória. Inscriç [...]

#Transparência Há 126 dia(s)

Coivaras Implementa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Leite

A Prefeitura de Coivaras, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Assistên [...]

#Transparência Há 140 dia(s)

Entrega de Títulos de Regularização Fundiária

No último dia 07 de junho, em parceria com o TJ-Pl, através do programa Regularizar, fo [...]

#Educação Há 191 dia(s)

Coivaras recebe Prêmio Alfa-10

A Escola Municipal Virgínia Freire se destacou como vencedora, sendo reconhecida a nível [...]

#MeioAmbiente Há 192 dia(s)

Coivaras Conquista Selo ICMS Ecológico

No dia mundial da terra, 22 de abril, Coivaras recebe pela segunda vez o Selo Ambiental [...]

#Transparência Há 234 dia(s)

Primeira Parcela dos Precatórios do FUNDEF na Conta

Na última quinta-feira, 07, foi repassada aos professores da Rede Municipal a primeira p [...]

#Transparência Há 240 dia(s)

Publicado o decreto que homologa o resultado final do Concurso Público do Município

Foi publicado o decreto que homologa o Concurso Público instituído pelo Edital nº 001/20 [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito